top of page
  • Foto do escritorNatalye Gembatiuk

Cartório – dicas

Querid@s,

Novidades quentinhas por aqui! Bem, hoje de manhã João (aka O noivo) e eu (aka A noiva) fomos no cartório dar entrada na papelada do casamento! Sim, papelada…logo preparem-se! Algumas informações úteis que podem ajudar vcs (e que eu não vi em lugar nenhum! hehe)

Quem precisa ir?

– Noiva – Noivo – 2 Testemunhas (podem ser alguns dos pais ok?)

O que precisa levar?

Noivos solteiros:

– Certidão (cópia e original) – Identidade (cópia e original) – CPF (cópia e original) – Comprovante de residência (cópia e original)

Noivos divorciados:

– Tudo do item anterior – Certidão do casamento anterior com divórcio averbado e informações sobre os bens do casamento anterior (original e cópia)

Noivos viúvos:

– Tudo dos noivos solteiros – Certidão do casamento anterior – Certidão de óbito do cônjuge

**Dica** Se sua identidade ou carteira de motorista tiver seu CPF você não precisa do CPF e ainda economiza uma autenticação

O que fazer?

1 – Assim que chegar no cartório todo mundo precisa abrir firma. Para abrir firma todo mundo vai precisar de carteira de identidade e cpf (original e cópia) 2 – Depois que todos estiverem com firma aberta vocês deverão dar entrada no casamento. Vá preparado para perder uma hora do seu dia ou mais dependendo do cartório que você for. 3 – Depois de apresentar todos os documentos vocês deverão optar pelos nomes e regimes de bens. Segundo a lei brasileira tanto a noiva quanto o noivo podem mudar os nomes. A única regra é que deve-se sempre manter 1 sobrenome de solteiro. Ou seja, no meu caso (Natalye Gembatiuk de Souza) eu teria que optar entre tirar o Souza, acrescentar o(s) nome(s) dele (Agostinho Pereira) ou ainda não mudar nada, que foi o que eu decidi! 4 – Se você já tiver um juiz para celebrar o casamento deverá informar neste momento! 5- Vocês deverão pagar as custas do processo. Esse valor varia de onde vai ser o casamento (cartório, igreja ou casa de festas) 6 – Correrão os proclames e em cerca de 30 dias você poderá buscar a habilitação. Nesse dia você deverá confirmar as 2 testemunhas que assinarão no dia do casamento. (não precisam ser os mesmos, mas caso sejam diferente você deverá levar copia da Identidade e CPF de cada um)

**Dica** Qualquer Juiz de direito pode celebrar casamento. Então essa é uma boa hora para lembrar daquele tio que você não tem tempo, mas que é Juiz!

Quais os prazos?

– 60 dias é o prazo ideal para você ir no cartório, pois caso tenha algum problema você terá tempo de corrigir sem se desesperar; – 30 a 45 é o prazo que correrão os proclames e sua habilitação ser liberada para que vocês possam casar; – 90 dias é o prazo que vocês terão para se casar depois que a habilitação for liberada.

Quanto custa?

– O valor varia conforme o local do casamento. Mas fica próximo dos valores abaixo:

Cartório e Igreja -> R$ 300,00 (contanto com as aberturas de firmas e autenticações) Casa de Festas ou Particular -> R$ 700,00 (não está incluso o valor do Juiz de paz ok?)

Bem, espero poder ajudar alguém! Agora é esperar para sair a habilitação e ser feliz!

Beijos,

Naty

ps: Para quem perguntou, comprei tudo que mostrei no post anterior no amazon, com exceção dos broches.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page