O que é um projeto de decoração de casamento?

Muita gente quando começa a pesquisar sobre o mundo de casamento fica um pouco confuso quando chega na hora de ver a decoração e descobre que a maioria dos decoradores trabalha através de um projeto de decoração de casamento. Só que quando se fala que vai ser feito um projeto e que é nesse momento que os custos da decoração do casamento em si ficam claros.

Mas Natalye como assim? É o seguinte, os custos da decoração de um casamento dependem diretamente dos itens que serão colocados na decoração. E para definir os itens que irão compor a decoração do seu casamento, de forma exata, é necessário que esse projeto seja feito.

O projeto de decoração tem duas grandes funções ao meu ver: (i) apresentar os itens que irão compor a decoração do casamento; (ii) permitir a correta projeção de quantidades e valores do custo total. Por isso, que de um modo geral, sempre é enviado junto ao projeto, um memorial descritivo com quantidades e valores de todos os itens.

Alguns profissionais apresentam o projeto em 2D e outros em 3D. Particularmente não gosto de apresentar o projeto em 3D, pois acho que tira muito da surpresa e emoção do dia. Porém isso é algo extremamente pessoal e cada decorador escolhe a forma que mais lhe agrada.

1. O que é um projeto de decoração?

É um conjunto de itens como moodboard, planta baixa (pelo menos), memorial descritivo e tabela de custos que é utilizado pelo decorador para apresentar como será a decoração do casamento.

2. Um projeto de decoração é extremamente necessário?

Claro! Como que vocês vão saber como vai ser a decoração de vocês sem conseguir visualizar? Quando falamos em uma decoração personalizada estamos falando de muitos itens como móveis, toalhas, almofadas, vasos, velas, fechamentos e etc. Chegamos a ter mais de 15 fornecedores envolvidos em uma decoração. Portanto para conseguir entender e planejar cada cantinho o projeto de decoração é extremamente necessário.

3. Eu preciso ter tantos fornecedores na minha decoração?

Não. Cada projeto é um projeto e tem uma cara completamente diferente do outro. Afinal, ninguém contrata um decorador para escolher entre arranjos altos e baixos. A ideia é que cada decoração seja única, e para isso cada projeto precisa de um número diferente de profissionais envolvidos. Tudo depende da complexidade que ele terá.

4. Se o lugar que eu for casar em um lugar que tenha alguns móveis o custo muda?

Depende. Se os móveis que estiverem disponíveis puderem ser usados, e mais do que isso estiverem dentro do estilo da decoração do casamento, então sim, esses móveis representariam uma economia. Porém, se eles não puderem ser aproveitados eles podem se tornar mais um item que precisa ser retirado.

5. Um decorador só monta a planta do evento então?

Não. Quando você contrata um decorador você contrata um profissional que lhe auxiliará em todas as etapas de escolha de cada item que irá compor a sua decor. Desde as cadeiras até as forminhas. Além disso você também contrata uma pessoa para organizar toda a logística de entregas e retiradas, montagem e desmontagem, além de uma equipe para organizar e colocar cada item em seu devido lugar no dia.

ocultei os contatos dos fornecedores por segurança

6. Ah, mas o decorador só trabalha mesmo no dia do evento então?

Não! Existe todo um trabalho de planejamento, criatividade e design antes do evento. Em média levo 10 a 15 dias para montar a primeira prévia do projeto. E a maioria dos projetos precisam de ajustes ou sofrem mudanças ao longo do tempo. Então, é um trabalho de longo prazo que demanda tempo e paciência. E dependendo do tamanho e complexidade do casamento, tem montagens que podem levar mais de 1 semana. No dia do evento em si, chego a ficar 20 horas em pé na correria.

7. Como um projeto de decoração de casamento é construído?

Nós começamos a partir de uma reunião de briefing e de trocas de referências. Depois realizo uma VT no espaço do evento para medir e entender melhor as possibilidades do espaço. Após a reunião e a VT, gosto de montar uma primeira versão do projeto completo. Trabalho desta forma, pois assim quando você for ver o projeto já saberá que ele está dentro do seu orçamento. A partir dessa primeira versão inicio uma etapa de alterações e aprovações com os noivos.

Brinco que um projeto de decoração é algo vivo que pode ser alterado quantas vezes forem necessárias até 10 dias antes do evento. Claro que não queremos mudar tudo tão perto do casamento, mas se necessário for nós podemos!

8. Qual a vantagem de eu ter um decorador ao invés de casar em um local que já tenha decoração incluída?

A vantagem é ter um casamento com a cara de vocês. A maioria das casas de festas oferecem pacotes pré definidos que somente mudam de cor. Quando você tem um decorador acompanhando e entendo o que vocês gostariam cada canto do casamento irá representar vocês.

____________________

Decorar um casamento é algo muito que dá muito trabalho, mas oa mesmo tempo dá muito prazer em ver tudo pronto como os noivos sonharam. Amo ter a chance de poder fazer cada casamento diferente um do outro. É isso que faz meu dia a dia ter sentido. Criar cenários únicos para casais únicos.

Quer ver um projeto de decoração inteiro? Quer conhecer mais do meu trabalho? Vamos marcar um café? Vou amar poder contar um pouco mais sobre o meu trabalho para você! 😉