Casamento de Dia | Vantagens e Desvantagens

casamento de dia

Sempre digo que sou especializada em casamentos de dia, mas a verdade é que eu sou completamente apaixonada por casamento de dia. Amo a luz, as possibilidades, a leveza e etc. E para minha felicidade essa paixão não é só minha. Cada vez mais muitos casais estão passando a optar por eventos de dia.

Pensando nesses casais que assim como eu são apaixonadas por casamento de dia, decidi escrever esse post colocando as vantagens e, precisamos ser honestos, as desvantagens de casamentos de dia. Apesar de ser apaixonada por casamentos ao luz do dia, é claro que existem alguns pontos que podem ser fatores complicadores para quem quer casar de dia. Pontuamos alguns itens que devem ser considerados por quem pensa em casar de dia!

1. Horário

Existem muitas possibilidades de horários para se iniciar um casamento de dia.  Ele pode ser pela manhã, seguido de um almoço. Ou pode começar de tarde e ter a festa se estendendo pela noite. Na hora de escolher o horário do casamento é sempre importante levar em conta alguns fatores:

  • Qual o tipo de festa?

Se vocês querem algo mais light sem pista de dança, o horário da manhã com almoço é uma excelente opção! Nesse caso, o ideal é inicial a cerimonia até 11h.

Agora se o estilo de vocês é mais night, mas vocês não querem abrir mão da cerimonia de dia, iniciar o casamento entre 15h e 17h é o ideal!

  • Época do ano

A época do ano influencia diretamente na luz! Por isso, se você quer uma cerimonia de dia, casar às 17h no inverno pode não ser a melhor opção já que estará praticamente escuro. Então, antes de escolher o horário pense em como estará a luz e o clima no dia.

  • Tempo de preparo

Casar de dia é lindo, mas vale lembrar que quanto mais cedo o casamento, mais cedo se começa o making of e preparo de tudo. Você está ok em começar a se maquiar às 06h? Outro ponto é que para casamentos de manhã às vezes é necessário se ter pré-montagem, o que pode ocasionar custos extras.

Foto Camilla Antunes

2. Clima

Já chegamos a conclusão que amamos casamentos de dia né? Mas já imaginou casar debaixo de um sol de 40ºC? Ou então casar em na época que as chuvas de Março vem pra fechar o verão? Pois é, então quando se escolhe casar de dia o clima é um fator super importante.

  • Se for casar no verão, talvez seja interessante pensar em um local onde a festa tenha ar condicionado ou que seja um local extremamente arejado.
  • Em caso de época de risco de chuvas fortes, tendas não são opções, pois não aguentam grandes volumes de chuva. Procure um bom fornecedor de toldo ou escolha um local com cobertura permanente.
  • Se for casar no inverno em um local frio, opte por um espaço que ofereça aquecimento ou que pelo menos a festa seja em um espaço mais protegido do frio!

Foto Carol Bustorff

3. Insetos

Normalmente quem casa de dia, casa em jardins ou na praia. Nesses espaços normalmente temos alguns insetos circulando, principalmente no final da tarde. Então se você for casar num espaço que isso é uma possibilidade é de bom tom colocar repelentes a disposição dos convidados.

Casamento rústico no Sítio São Fernando

Foto Alexandra Paiva

4. Flores e plantas

Existem algumas flores que não resistem bem ao calor. Então se vocês optarem por casar em épocas mais quentes talvez seja válido pensar em opções como plantas ou flores plantadas. Converse sempre com seu decorador e florista para fazer as escolhas certas para a época do ano que for casar.

Casamento em Búzios na Praia da Tartaruga

Foto Christine e Gustavo

5. Música

De um modo geral quem casa de dia opta por casamentos mais leves, muitas vezes sem pista de dança. Mas isso não precisa ser regra se você for casar de dia!

  • Manhã: se vocês querem casar pela manhã, principalmente por volta das 11h, e quer ter uma pista de dança animada, a pista não pode ser aberta imediatamente após a entrada dos noivos no salão, pois todos estarão com fome e almoçando. Nesses casos, opte por abrir a pista com cerca de 2h-2h30m de festa.
  • Tarde: se você vai casar de tarde, se entendendo pela noite não tenha medo de apostar numa esta animada. Com o casamento sendo de dia e a festa na parte da noite aposte num bom DJ e aproveite até o final com seus amigos.

Foto Camilla Antunes

Espero que esse post consiga ajudar muitas pessoas que como eu amam e sonham com casamentos de dia!